sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Atividade 2: Pensar no grupo como um fundo arquivístico, destacando todos os documentos produzidos pelo próprio grupo.

ARQ IMIGRANTES
Fundo arquivístico

Olá pessoal!
Na aula de Diplomática, no dia 25/08, estávamos estudando sobre o fundo arquivístico do Arquivo Central da UnB. E foi nos passada a atividade de pensar nos documentos produzidos pelo ARQ IMIGRANTES. Mas antes, iremos falar sobre a definição de fundo, na Arquivologia.
Conforme o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005, p. 97), fundo é " conjunto de documentos de mesma proveniência", ou de forma mais completa:
"Conjunto de documentos de qualquer natureza - isto é, independentemente da sua idade, suporte, modo de produção, utilização e conteúdo– reunidos automática e organicamente - ou seja, acumulados por um processo natural que decorre da própria atividade da instituição–, criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício das suas atividades ou das suas funções " (ARKIVO, 2007).

Os documentos produzidos pelo fundo ARQ IMIGRANTES, são:
  • Sobre a chegada de Clarice Lispector ao Brasil- Atividade feita pela aluna Clarice Lispector, através de documentos;
  • Postagem sobre a Revista Acervo- Atividade postada por Layane Rodrigues, sobre a edição Imigração, feita no segundo semestre de 1997;
  • Fundo MCEbyte- Atividade em grupo sobre o fundo MCEbyte, uma empresa de viagem virtual;
  •  Acervo digital sobre imigração libanesa na América Latina- Atividade postada pelo aluno Rafael Rodrigues, sobre um acervo digital sobre registros da chegada de libaneses na América Latina. 
  • Requerimento de nacionalidade através do Ministério da Justiça e Segurança Pública- Feita pelo aluno Ramon Viana.
  • Relato de Visitação ao Arquivo Central da Universidade de Brasília- Atividade em grupo que reuniu as informações adquiridas na visita ao Arquivo Central da UnB.

    Até o próximo post!


     

Nenhum comentário:

Postar um comentário