sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Fluxo de Processo de Atividade Realizada no Arquivo Central da Universidade de Brasília

Olá pessoal, essa semana vamos falar um pouco sobre modelagem de processos de negócios, ou BPM (business process modeling), na sigla em inglês. e para facilitar a compreensão vamos por partes dando significado a modelo e processos de negócios separadamente para posteriormente chegarmos a definição completa. Pois bem, o que vem a ser um modelo? Um modelo nada mais é do que uma representação simplificada da realidade, já o processo de negócio é uma sequência de atividades iniciadas a partir de uma demanda com o objetivo de entregar algum resultado. Juntando os dois "o que é" anteriores, fica mais fácil definir a modelagem de processos de negócios. A BPM é o trabalho realizado para se representar processos de negócios em modelos, utilizando determinadas metodologias e técnicas. É uma ferramenta utilizada para gerenciamento dos processos dentro de uma organização com diversos objetivos, como documentar e melhorar o que é feito; padronizar; eliminar processos que não geram valor; automatizar processos com sistemas de workflow; ect. Por todas essas características, flexibilidade e também por sua eficiência, vem atualmente ganhando maior visibilidade.
Mas para o arquivista qual seria a vantagem/utilidade dessa ferramenta? Simples, para auxiliar na gestão documental de uma instituição ou organização, pois é necessário que entendamos os processos, fluxos de trabalho, as atividades desenvolvidas, para entendermos o fluxo dos documentos dentro dos setores de trabalho, objetivando organiza-los de maneira adequada permitindo sua recuperação e disponibilização de forma eficiente.
Com toda certeza é uma ferramenta que merece ser explorada, estudada e testada. No entanto é válido ressaltar que é importante que se tenha em mente o(s) objetivo(s) pretendido com a modelagem antes de iniciar o mapeamento.
Fizemos um fluxo de processo de acordo com o que vimos na aula da visita ao Arquivo Central da Universidade de Brasília, esse modelo foi baseado a partir do ponto de vista de nós estudantes objetivando o aprendizado prático no uso do programa Bizagi.
Para melhor entendimento deste fluxo abaixo, sugerimos a leitura de nosso relato de atividade no ACE, clicando AQUI.


É isso pessoal, ficamos por aqui, e até a próxima!




Nenhum comentário:

Postar um comentário