quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Oficina Virtual

Olá Pessoal!!!
Como vocês já sabem através do nosso convite, a oficina de Diplomática e Tipologia Documental aconteceu no dia 10 de novembro, porém nós sabemos que muitos não puderam comparecer a nossa oficina, mas não tem problema pois nós trouxemos a oficina até vocês através desse post.
Antes de apresentar a oficina virtual é importante vocês entenderem o foco do nosso dos ARQ IMIGRANTES. A nossa oficina teve como foco a Imigração no Brasil e com isso o documento analisado precisava ter relação com o tema principal, nesse caso o documento foi a Cédula de Identidade de Estrangeiro juntamente com o Registro Nacional de Estrangeiro.
Agora sim podemos partir para o inicio da nossa oficina.



Primeiramente nós explicamos alguns conceitos como o que é Arquivologia, Diplomática e tipologia, tudo de uma maneira que ficasse fácil para um leigo entender, essas informações foram apresentadas através de um banner.


  • Arquivologia: disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. Também pode ser chamada arquivística, que se relaciona com a ciência da informação, com objetivo de gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivo.
  • Diplomática estuda a estrutura formal, a autenticidade dos documentos e o seu trâmite, e para isso é necessário fazer uma análise dos documentos individualizados procurando identificar as características internas e externas do documento.
  •  Tipologia ao contrário da Diplomática não análise mais os documentos individualizados, a tipologia reúne os documentos por suas características comuns no que diz respeito a formula diplomática, natureza do conteúdo ou técnica de registro. Ela identifica em que Fundo o documento se encontra, sua Espécie que é a configuração que o documento assume de acordo com a natureza de sua informação, a Função que identifica para que atividade o documento foi gerado e o Tipo documental que é a junção da espécie com a função.
Através do banner também explicamos a natureza do nosso documento que está contido nos dossiês dos alunos de pós Graduação estrangeiros da UnB no qual se encontra na SAA. A Cédula de Identidade de Estrangeiro e o RNE  é concedido ao estrangeiro admitido na condição de temporário, permanente, asilado ou refugiado, que é obrigado a se registrar e a se identificar no Ministério da Justiça, com a Polícia Federal, é o principal documento do estrangeiro residente no Brasil, identificando seu prazo de estada. Um aspecto importante é que o estudante estrangeiro da UnB só pode se formar e pegar seu diploma se estiver entregado a SAA a Cédula de Identidade de Estrangeiro contendo seu Registro Nacional de Estrangeiro, comprovando assim que a sua estadia durante a realização do seu curso na Universidade é legal com a comprovação do documento em questão.


Apos dada as informações do banner, nós explicamos como se dava o tramite do documento através do fluxo de processo que foi feito em um mural para que os visitantes pudessem acompanhar e entender melhor.



O tramite começa quando o programa que avalia os estrangeiros recebe a documentação do aluno incluso a cópia da cédula de Identidade de estrangeiro, depois digitaliza essa documentação recebida monta um processo do aluno para enviar para o decanato de pós graduação da UnB,o decanato de pós graduação recebe essa documentação faz a homologação dos aprovados no processo seletivo de pós e  manda para a SAA que registra esses alunos aprovados e finaliza o tramite arquivando essa documentação no dossiê do aluno, todo esse processo acontece pelo SEI que é o sistema eletrônico de informação.
Finalizado a explicação do tramite do documento nós fizemos um jogo com o fluxo de processo com os visitantes, o jogo consistia em montar a ordem correta desse tramite que tínhamos acado de explicar, é claro que foi tampado o mural para ninguém espiar. As peças do jogo foram feitas com o nome de cada processo do tramite cada um com uma cor diferente.

Ordem correta:







Por fim após o jogo quem acertasse ganhava uma lembrancinha que era mini malinhas de viagem com etiquetas que possuíam a URL do nosso blog e dentro das malinhas tinha bombons, também foi entregue ao publico um mini roteiro da nossa oficina e um panfleto que também continha a URL do blog. E não podíamos esquecer de pedir para que o público assinasse uma lista de visitantes da nossa oficina.










                                                                                                                                                       
     



     











E foi isso pessoal, espero que tenham gostado do post!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário