quinta-feira, 9 de novembro de 2017

Temas e Conceitos da Oficina





Arquivologia:
Disciplina que estuda as funções do arquivo e os princípios e técnicas a serem observados na produção, organização, guarda, preservação e utilização dos arquivos. Também pode ser chamada arquivística, que se relaciona com a ciência da informação, com objetivo de gerenciar todas as informações que possam ser registradas em documentos de arquivos. 


Diplomática: 
A Diplomática estuda a estrutura formal, a autenticidade dos documentos e o seu trâmite, e para isso é necessário fazer uma análise dos documentos individualizados procurando identificar as características internas e externas do documento. E de acordo com o modelo do Professor André Lopez no qual apresenta no texto Identificação de Tipologias documentais em acervos dos trabalhadores um modelo de análise diplomática minima identificando características no documentamo em questão.

  1. Denominação da espécie (configuração que assume um documento de acordo com a disposição e a natureza das informações nele contidas), ou seja, o “nome” do documento.
  2. As características internas principais (como a informação está disposta e como ela se comporta).
  3. As características externas principais, como, entre outras, forma, formato, dimensões, suporte, gênero, e sinais de validação.
  4. O trâmite (quais as etapas e documentos foram produzidos até chegar ao documento em pauta).

Denominação do documento: Cédula de Identidade de Estrangeiro
Forma: Cópia
Formato: Folha avulsa
Suporte: Papel
Gênero: Textual
Validação: Data de validade, papel timbrado.

Trâmite:  Processo do tramite do documento no Bizagi


                                                                          Bizagi fonte: ARQ IMIGRANTES


Análise Tipológica:   Espécie + Função
A Tipologia ao contrário da Diplomática não análise mais os documentos individualizados, a tipologia reúne os documentos por suas características comuns no que diz respeito a formula diplomática, natureza do conteúdo ou técnica de registro. Ela identifica em que Fundo o documento se encontra, sua Espécie que é a configuração que o documento assume de acordo com a natureza de sua informação, a Função que identifica para que atividade o documento foi gerado e o Tipo documental que é a junção da espécie com a função.

Fundo:
 Universidade de Brasília
Espécie: Cédula de Identidade
Função arquivistica: Registrar estrangeiros
Tipo arquivístico: Cédula de Identidade para registro de estrangeiros


Documento Analisado:
A partir dos conceitos dados sobre Arquivologia, Diplomática e Tipologia nós do grupo Arq Imigrantes escolhemos um documento para essa análise Diplomática e Tipológica que tivesse relação com o tema do nosso grupo que é a imigração no Brasil. A partir disso escolhemos analisar um dos documentos contidos nos dossiês dos alunos estrangeiros da UnB que se encontra na SAA. O documento é a cópia do CIE (Cédula de Identidade de Estrangeiro) junto com o número do (Registro Nacional de Estrangeiro) o RNE, o CIE é concedido ao estrangeiro admitido na condição de temporário, permanente, asilado ou refugiado, que é obrigado a se registrar e a se identificar no Ministério da Justiça, com a Polícia Federal, é o principal documento do estrangeiro residente no Brasil, identificando seu prazo de estada. Um aspecto importante é que o estudante estrangeiro da UnB só pode se formar e pegar seu diploma se estiver entregado a SAA a Cédula de Identidade de Estrangeiro contendo seu Registro Nacional de Estrangeiro, comprovando assim que a sua estadia durante a realização do seu curso na Universidade é legal com a comprovação do documento em questão.



                                                                  Documento analisado (CIE)


Até o próximo post!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário